segunda-feira, 11 de junho de 2018




Desde o início dos tempos, a arte de uma forma geral, é considerada atividade em destaque para todos os povos.
Através dela criou-se a cultura, que pode servir de referências, ser avaliada e estudada nos mais diversos setores sociais, históricos e científico.
A cultura pode trazer a compreensão para a vida, desde as mais antigas civilizações , até comportamento dos dias atuais, tendo-se até a visão em alguns aspectos de tendências sociais para o futuro.
A arte em seus encantos une os homens cria o entretenimento o lazer,da sentido a intelectualidade,á flexibilidade, forma o senso critico,cria autonomia intelectual e atinge os mais diversos segmentos das atividades do viver.
A cultura se expressa no teatro, na dança, na pintura, escultura, música literatura, folclore, na história do esporte .
Infinitamente ela representa a vida e torna-se presente em todos os lugares, para todos os povos, em todas as faixas etárias e para todas as diferenças sociais, quebrando barreiras, preconceitos, refazendo os tempos e a vida, desde o nascimento até a morte de cada ser.
Está inserida desde a pequena comunidade até a nível mundial, lançando modas definindo comportamentos recriando conceitos, determinando padrões e construindo a era de cada época, marcando através dos anos ,cada tempo vivido, onde cada tempo pode ser reconhecido pela cultura que teve.
Podemos dizer que o homem cria arte, que cria a cultura, e a cultura recria seus criadores, os homens, e sobre esse ponto de vista o que é criação de um artista, tem o poder de transformar conceitos e toda uma sociedade por que transforma a visão crítica e analítica do ser, redirecionando suas emoções, seus conhecimentos e sua forma de viver.
Na existência cultural de um povo onde a cultura e a arte estão inseridas e vivificada como realidades de sua formação, esse povo terá influências e direcionamento de valores para educação de cada cidadão, ao passo que outro povo educado sem formação cultural , terá outros valores ,ao que tudo indica sem estimas, sem grandes realizações e sem grandes sentidos por sua nação.
O mecanismo cultural assume proporções poderosas e influentes perante os homens e pode ser usada positiva ou negativamente.
A atual mídia, as politicas e manipulações culturais, o encanto da televisão tem o poder de colocar o homem como expectador, tornando-o consumidor, onde muitas vezes esse consumo em massa das grandes poderes aos trabalhos artísticos ,e por sua vez da poderes e fama ao seu criador, o artista.
Artistas são pessoas que de fato são especiais ,diferentes das pessoas “comuns“em seu estilo de vida ,dedica-se ás suas obras e dão a alma para o que fazem,passam a viver em função de sua imagem e perdem a individualidade quando se tornam populares, dedicando sua vida ao publico, muitas vezes recebendo destaque e glórias na sociedade por suas realizações.
Infelizmente ,nos tempos modernos ( acredito que sempre) existem, como em todas as profissões ,”bons e maus” artistas onde a cultura se torna desvalorizada quando usada de modo negativa, fazendo com que seu real sentido ,o seu real valor não atinja a valorização humana, o meio ambiente e o próprio planeta,causando inversão de valores.
A mídia e o consumismo descontrolado, fundamentado em ganâncias financeiras com corrupção politica sem escrúpulos atingem as “politicas culturais “alterando assim a expressão artístico-cultural onde vemos trabalhos de artistas que enaltecem a violência, a marginalidade, as drogas, o desrespeito ao ser humano, os direitos e deveres, o crime e até a “miséria do pensar” vemos isto nos filmes,nas novelas,nas revistas,na pintura,e em todo lugar.
Vemos politicas ,empresas mal intencionada e pessoas de poder se servindo da arte e de artistas para ampliar seu poder perante a sociedade sem o mínimo respeito pela arte cultura
o que fatalmente afetará a educação.
Muitos trabalhos artísticos de grande valor cultural são utilizados para promoções de interesse pessoal, financeiros ou de status, lançando sobre seu publico ,a sociedade,ideias que gerem resultados como os atuais problemas sociais em que vivemos nos dias de hoje.
Causando uma verdeira guerra entre “Educação e cultura”, e como resultado vemos a cultura da juventude em verdeiro desrespeito a educação.
Vemos hoje em nome da arte, da culturas manifestações sem limites, que destroem os conceitos dos jovens, a mídia promove “ artes” absurdas como os filmes de “certos países”
que destroem os povos do mundo todo, ensinando a violência, o crime, uso de drogas,o poder servir-se das pessoas por “ aparências” o desrespeito ao ser humano.
Antigamente o herói dos filmes era quem salvava, quem ajudava, quem socorria, hoje o herói,é quem mata, quem mais usar drogas, quem, mais transa, o que mais transgredir a lei.
Programas de TV usam e abusam do corpo como “arte” definindo padrões e posturas as novas gerações, fazem sucesso pelo apelo em nome do mecanismo das finanças,que é muito diferente de arte.
Hoje a mídia detêm os artistas da forma que lês convêm, adquirem o poder sobre eles e fazem com que percam a conduta, a dignidade, o rumo, e eles se vendem por muito pouco dinheiro e fama.
Desta forma a arte e a cultura tem se tornado ( por um lado) um sujo mercado de trabalho
O artista tem obrigação, e a missão de educar, com responsabilidade, de formar ,construindo o Brasil mais justo, e melhor

Nenhum comentário: