quarta-feira, 8 de julho de 2009

1º lugar no 7º concurso literário da Biblioteca

Professora do Ensino Fundamental e de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Médio.

Assino a coluna “Mito em Contexto”, no portal cultural Blocos online.

Ganhei alguns prêmios, como:



* Primeiro lugar no IV Concurso Nacional de Poesia de Intervalo 2005
* Menção honrosa no 2° Concurso Nacional de Poesia Colatina 2006
* Concurso de Redação “A importância do livro no Brasil do século XXI”, da ABL e Folha Dirigida
* 7º Concurso de Poesias da UFSJ
* 10º Concurso de Poesia da Biblioteca Popular de Afogados
* Finalista do "V Prêmio Literário Livraria Asabeça 2006"
* Primeiro lugar no concurso literário da Prefeitura de Angra dos Reis: "Valores necessários para a construção de uma sociedade melhor" - 2007
* Primeiro lugar no "2º concurso de literatura Cidade de Gravatal" - 2007
* 3º lugar no concurso "Relatos de Viagem" - 2007
* Menção honrosa no 7° Concurso de contos da ADL, Boa Esperança, MG - 2008
* Menção honrosa no X Prêmio Escriba de Poesia de Piracicaba - 2008
Endereço principal: www.solfirmino.blogspot.com


1º lugar no 7º concurso literário da Biblioteca





Municipal Prof. Guilherme Biggs - Angra dos Reis - 2007
O mundo atual tem o poder da informação nos livros, TV, jornais, internet e outros meios. Apesar de toda a troca de informações, falta socialização e humanidade, pois temos problemas como aquecimento global, doenças, pobreza e violência.
O estágio atual da globalização produz cada vez mais desigualdades. Crescem diariamente o desemprego, a insegurança e a fome. Por isso, tão urgente quanto resolver questões como o aquecimento global, é resgatar no ser humano a ética de preservação do bem comum e outros valores necessários para salvar a nós e ao mundo.
Os antigos diziam que o homem é um animal político, uma pessoa da polis, que é o espaço de convivência. O homem não existe sozinho, precisa do outro. Desde bebê, o ser humano só sobrevive se tiver cuidados. Temos necessidades afetivas. Muitos dos nossos problemas atuais se devem às carências afetivas. Mas para uma boa convivência é preciso haver ética. Identidade, solidariedade, justiça, diversidade e não violência são valores universais. Os valores éticos não são relativos. Não há como respeitar um indivíduo e desrespeitar outro; respeitar uma religião e não respeitar outra; respeitar o idoso e não respeitar o jovem. Precisamos de uma ética de tolerância e respeito para uma convivência pacífica, indispensáveis no mundo que dizemos ser “globalizado”.

O ideal da sociedade seria formar cidadãos responsáveis, vivendo com o outro harmonicamente, preservando os valores de respeito à liberdade e à vida. Esses valores servem de alicerce para que as pessoas se conectem verdadeiramente na aldeia global que tanto pregam. Há conflitos nas diversas realidades que nos circundam. Estamos perplexos com a guerra e a violência, mas nos isolamos socialmente, rompemos os vínculos afetivos com o outro e achamos que isso é bem-estar.

Precisamos de uma educação baseada na formação de valores. Os jovens estarão comprometidos com a melhora se crescerem como pessoas responsáveis, livres e críticas. Temos a responsabilidade pelo destino do mundo. É preciso que cada um faça a sua parte ao vivenciar e preservar valores como respeito e solidariedade. Se eles prevalecerem sobre a ganância e a estupidez, teremos esperança de sociedades melhores.

Solange Firmino

Nenhum comentário: